Frase preferida

Não sei ...se a vida é curta ou longa demais para nós, Mas sei que nada do que vivemos Tem sentido, se não tocarmos o coração das pessoas Cora Coralina

A origem do sushi



O Japão retira do mar e do rio os principais alimentos que compõem a sua cozinha. Os peixes, as algas e os frutos do mar estão presentes em praticamente todos os pratos da culinária. As terras são montanhosas e são poucos os locais onde é possível desenvolver a agricultura. O arroz é uma cultura de alta produção em áreas pequenas.
O sushi é um alimento que tem origens remotas. Antigamente, no Japão, os peixes para serem transportados para outros lugares eram conservados no arroz cozido. Os japoneses sabiam que o arroz liberava o ácido acético e láctico que garantiria a qualidade por mais tempo. Assim, retirava-se a cabeça e as vísceras do peixe e o filé era conservado salgando-o e acondicionando-o entre camadas de arroz, onde o peixe fermentava naturalmente, adquirindo um sabor ácido. A técnica também era usada pelos pescadores que ficavam pescando em alto mar, criando-se assim o sushi prensado.
A técnica de conservação do peixe foi, aos poucos, transformando-se num prato, e o sabor ácido conseqüente da fermentação foi substituído por ácido acético e, mais tarde, pelo vinagre. Finalmente, o peixe e o arroz com vinagre passaram a contar com o shoyu, enriquecendo ainda mais o seu sabor.
Por volta do século XIV, os japoneses, grandes apreciadores de arroz, passam a consumir não só o peixe como também o arroz, antes que este fermentasse. Surge assim o  namarizushi que originou os tipos de sushi conhecidos na atualidade.


Vídeo e fotos- Rose Nakamura

    Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More


9 Responses So Far:

mundo virtual disse...

Olá querida amiga!!
Que bom você compartilhar conosco essa curiosa e preciosa informaçãoe uma história muito interessante,garanto que muitos apreciadores desconhecem essa história!!!
beijão amiga!!!

Vera Alvarenga ... disse...

Olá Rose!
Ah! Que bom saber disto! Vou contar para meu filho e norinha que adoram sushi! Aliás, aqui em Sorocaba eles me levaram em um restaurante onde pude apreciar este saboroso prato em suas variações..Gostei muito,fiz até um post na época, pois junto com quem aprecia e tem entusiasmo, tudo fica mais gostoso. Agora, com seu post informando a origem do sushi,fica muito mais interessante e da próxima vez, eu é que vou poder contar algo a eles, que não sabem!
Legal!
Beijos!
Vera.

Al.way disse...

Oi Rose,
Meu filho é "vidrado" no sushi. Pelo menos uma vez por semana ele liga para o restaurante e eles trazem aqui em casa. Nós moramos numa chácara a 6 quilômetros do centro da cidade mas mesmo assim eles trazem aqui. Até eu já estou começando a gostar.
Albano

Philo Philos Pachem disse...

Adorei. jojokas

Edison Gil disse...

Saudações Rose,

Aprender mais sobre esse delicioso prato japonês, é tão saboroso quanto o próprio. Excelente matéria!

Bjks!

Luisa L. disse...

Olá Rose! :)

Confesso que, os pratos japoneses, não são os meus favoritos. Certamente que se trata de uma questão de hábito, mas, o sabor peculiar do sushi, não me é muito agradável! Mas a tua retrospectiva deste prato, é excelente. Adoro saber estes pormenores!

Beijos!

Dija Darkdija disse...

Adoro sushi, aliás, o japão em si. Ainda irei para lá um dia.

Samanta disse...

Olá Rose !!!

Adorei a postagem !
Não conhecia a história do Sushi e achei super interessante !!
Muito legal saber mais sobre a origem deste prato que é um sucesso , além de muito saboroso !!

Um beijo e que sua semana seja ótima !!!

Garde disse...

Ola Rose. Obrigado por compartilhar este post!! : )

Olá não estamos aceitamos comentários anônimos.

2leep.com

publicidade