Frase preferida

Não sei ...se a vida é curta ou longa demais para nós, Mas sei que nada do que vivemos Tem sentido, se não tocarmos o coração das pessoas Cora Coralina

A arte de ouvir


Final de tarde - Japão

A ARTE DE OUVIR

Onde quer que te encontres, de uma ou de outra forma, despertarás o interesse de alguém.Algumas pessoas poderão arrolar-te como antipático e até buscarão hostilizar-te. Outras se interessarão por saber quem és e o que fazes. Inúmeras, no entanto, te falarão, intentando um relacionamento fraterno. Cada qual sintonizará contigo dentro do campo emocional em que estagia.Como há carência de amigos e abundância de problemas, as criaturas andam à cata de quem as ouça, ansiando por encontrar compreensão. Em razão disso, todos falam, às vezes, simultaneamente.Concede, a quem chega, a honra de o ouvir. Não te apresses em cumulá-lo de informações, talvez desinteressantes para ele. Silencia e ouve. Não aparentes saber tudo, estar por dentro de todos os acontecimentos.Nada mais desagradável e descortês do que a pessoa que toma a palavra de outrem e conclui-lhe a narração, nem sempre corretamente.Sê gentil, facultando que o ansioso sintonize com a tua cordialidade e descarregue a tensão, o sofrimento… No momento próprio, fala com naturalidade, sem a falsa postura de intocável ou sem problema.A arte de ouvir é também a ciência de ajudar. 


Joanna de Angelis por Divaldo P. Franco

    Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More


4 Responses So Far:

Sissym disse...

Rose, ainda estou aprendendo me ouvir. A voz interior, ela nunca erra. Quem erra sou eu, a parte externa, quando teima em não prestar atenção. Ouvir os outros também requer aprendizado, porque sempre queremos opinar e nos colocar nas situações apresentadas. Ouvir é otimo, mas nem sempre fácil.

Beijos

jotapeh9907 disse...

Ótima observação. As pessoas tendem a ser assim mesmo. Interrompem,tenta, terminar a frase do outro. Refletir se estamos agindo assim, é fundamental para não sermos mais um indelicado. Ouvir as pessoas é bem melhor, pois no mundo sobram problemas e faltam verdadeiros amigos
Excelente Post Rose
Abraços

Minhas Poesias Irradiantes disse...

Vejo que seu post é um belo exemplo a seguir por ser a mais bela das artes, portanto que irei indicar como de costume nas redes sociais disponíveis e já votei em seu site no TopBlog 2011 pelo twitter e já recebi a seguinte mensagem: "Voto realizado com sucesso. Obrigado por participar da Maior Eleição de Blogs do Brasil."

Nestor disse...

Saber ouvir é muito mais importante do que saber falar.
Saber ouvir é a parte mais importante no processo da comunicação da comunicação. E como diria o Velho Guerreiro, "quem não se comunica se estrumbica".

Fiquem com Deus!!!

Olá não estamos aceitamos comentários anônimos.

2leep.com

publicidade